Continuando a série de posts com foco na Black Friday, hoje vamos falar sobre a importância das redes sociais durante o evento e também vamos dar algumas dicas para você usar essa ferramenta da melhor forma para aproveitar e fazer sucesso na sua loja
Neste mês os posts com dicas para te ajudar a ter uma Black Friday de sucesso estão em peso. Então não deixe de conferir os que já postamos e os que vamos postar ao longo do mês. Se mantenha preparado para garantir sucesso para a sua loja neste grande evento.
Como sabemos, a Black Friday é conhecida por ser um dia com várias promoções e descontos que despertam grande interesse nos compradores e alavanca as vendas nas lojas. Originalmente essa prática foi adotada nos Estados Unidos, mas com o sucesso acabou se espalhando em todo o mundo, inclusive no Brasil. A data oficial em que ocorre a Black Friday é sempre na última sexta-feira do mês de Novembro, mas algumas empresas estendem a temporada em dias ou até semanas. Normalmente, o faturamento nesta data é maior do que qualquer outro dia do ano, por isso gera grande interesse para os lojistas também. Falamos um pouco mais sobre essa história no post de dicas para preparar a sua loja para a Black Friday, se você ainda não viu, corre lá pra conferir!
De acordo com o site eNotas, o Brasil teve participação de 2,6 bilhões de reais somente na Black Friday de 2018. E em relação a 2017, esse valor representa um aumento de 23% nos lucros, que ficaram com ticket-médio de R$ 608,00. Além disso, eles citam que o resultado expressivo ganha volume com atendimentos multicanais, sendo as redes sociais uma delas.
Sabemos que manter um negócio ativo nas redes sociais se tornou essencial para o dia-a-dia. Por isso, vamos te dar algumas dicas valiosas de como você pode vender mais e alavancar a sua loja por meio dessas redes.
Antes de começar com as dicas, veja alguns dados da Shareable sobre o comportamento da Black Friday nas redes sociais feito pelo site Getnet:
É perceptível o impacto que as redes sociais dão ao nosso negócio, então, para não ficar de fora dessa, vamos às dicas:
1. Atendimento Virtual
Um bom atendimento para o cliente sempre foi essencial. O contato pelas redes sociais apesar de ser de fácil acesso, muitas vezes pode gerar conflitos na comunicação pela escrita, por exemplo. Portanto, trabalhar com a equipe para tornar isso mais fácil, ágil, eficaz e claro, é extremamente importante. O cliente deve se sentir confortável e deve estar ciente de todos os detalhes sobre alguma dúvida, produto ou compra que ele queira fazer para que não haja mal entendido que possa gerar depois mau resultado para a empresa e insatisfação do cliente.
2. Divulgação de Produtos
O maior ato das redes sociais é o seu poder de alcançar pessoas de todos os cantos do mundo. Por isso, use e abuse da divulgação da sua empresa e dos seus produtos. Não se contenha na criatividade na hora de fazer isso. Com vídeos, fotos, animações, você pode postar em toda área da rede que tiver direito. Story, Reels, Feed, Destaques, são todos bem vindos, e o público se diverte e aprecia muito. Além de dar maior visibilidade, a forma que você fizer isso pode inspirar a pessoa e fazer com que ela compre por ter gostado da forma que o produto foi apresentado. Conte com a ajuda dos seus colegas de trabalho para dar ideias ou contrate uma equipe especializada para isso, as possibilidades são maiores quando as ideias vêm de pessoas diferentes.
3. Organização e Fácil Acesso
Ninguém consegue se achar em um ambiente desorganizado né? Nas redes sociais isso é tão válido quanto, pois é muito importante para que o cliente não se perca e desista da compra do meio do caminho. O fácil acesso aos produtos e comunicação devem ser claras e em destaque. Optar por fazer publicações com cores próximas das usadas na loja é uma boa forma de deixar a marca e fazer com que o cliente se lembre daquilo. Publicações com cores sempre muito distintas podem confundir e atrapalhar visualmente. As informações sobre contato devem sempre ficar em destaque para facilitar a procura do cliente. É sempre bom também detalhar as informações do produto, sem aquelas enrolações de “se quiser saber o preço, chama no direct”. Quanto mais direto você for, maior a possibilidade do cliente finalizar a compra. Para ele desistir por causa dos obstáculos que pode ter no meio do caminho é muito fácil, e não é isso que a gente quer. Facilite sempre as informações para os clientes, isso é um grande diferencial. Afinal, a primeira impressão conta muito né?
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