Se você tem dúvidas de como preparar a sua loja para um evento grande como a Black Friday, se atente à essas dicas que a gente preparou pra você anotar e garantir que não tenha nenhum problema na hora H.
Antes de começar a falar sobre as melhores dicas que selecionamos para você preparar a sua loja e garantir sucesso de vendas durante o dia mais esperado pelos compradores e vendedores, vamos contar um pouco da história sobre a famosa Black Friday.
A Black Friday é conhecida por ser um dia recheado de promoções significativas que enchem os olhos de qualquer pessoa, seja comprador ou vendedor. Originalmente essa prática foi adotada nos Estados Unidos, mas com o sucesso acabou se espalhando em todo o mundo, inclusive no Brasil. A data oficial em que ocorre a Black Friday é sempre na última sexta-feira do mês de Novembro, mas algumas empresas estendem a temporada em dias ou até semanas. Esta data é uma das mais importantes para o comércio e varejo porque oferece ótimas oportunidades para o cliente garantir um produto tão desejado por um preço que em outros dias talvez não conseguiria, e ao mesmo tempo, alavancar as vendas para os lojistas. Normalmente, o faturamento nesta data é maior do que qualquer outro dia do ano.
1. Garanta sucesso e visibilidade para sua empresa
Para começar, a nossa primeira dica é: Faça posts sobre a Black Friday nas redes sociais da sua empresa pelo menos com um mês de antecedência. Isso vai fazer com que o cliente além de lembrar do evento, vai fazer também com que ele se lembre da sua loja e assim. Por isso, postagens constantes são um ótimo ponto de partida para se dar bem nas vendas. Você pode começar postando sobre o dia que está próximo para que o cliente se prepare, mostrar um pouco do estoque da sua loja, falar sobre como você vai se preparar para o dia e mostrar alguns produtos que vão estar na promoção. Use a sua imaginação da melhor maneira, isso vai chamar o seu público e fazer com que eles também se preparem para garantir seu produto. Faça pelo menos dois posts por semana e mantenha esse ritmo.
2. Reforce o estoque
Garanta que os seus clientes consigam comprar o seu produto, reforce o estoque e agende com antecedência a reposição. Você precisa estar ciente que nesta data a demanda é maior do que o normal, por isso você deve se planejar bem. Comece fazendo uma boa pesquisa de quais produtos tendem a ser mais requisitados e os produtos que normalmente são os mais vendidos na sua loja. Você pode fazer isso mapeando as saídas de mercadorias, tanto da loja virtual, quanto da loja física.
3. Pré-campanha e antecipação de ofertas
Antecipe algumas ofertas, faça promoções e mantenha a visibilidade da Black Friday como um “esquenta” antes da data oficial. Opte por fazer essa ação com duas semanas de antecedência no máximo, pois a antecipação não pode ser longe da data do evento, para que o consumidor associe uma ação com a outra. Isso vai ajudar na pré-campanha que pode ser facilmente vinculada com a dica número 1.
4. Preparação do atendimento para a Black Friday
Um bom atendimento para o usuário é extremamente necessário, principalmente nesta data. A alta demanda da Black Friday pode fazer com que os clientes tenham dificuldade para comprar, achar algum produto, ou tirar dúvidas. Por isso, invista em um suporte adequado que seja suficiente para garantir que você não perca nenhum cliente. Ofereça treinamento especializado e prepare bem a sua equipe para que seja ágil e eficaz. Lembre-se é muito importante que haja um suporte bem estruturado tanto na loja física, quanto na loja virtual!
5. Tenha uma boa estrutura
Falando em bem estruturado, é imprescindível garantir a boa estrutura da sua loja física para que não haja nenhum imprevisto e nenhum acidente com ninguém. As lojas físicas, por exemplo, normalmente ficam muito cheias nesta data, por isso, verifique se tudo está em dia, garanta a higiene em todo o local, e principalmente, siga todos os protocolos de segurança devido a pandemia. Sobre a estrutura da loja virtual, o site deve ser de fácil acesso, e é muito importante que todos os produtos da loja física estejam também na loja virtual, para evitar que os clientes fiquem insatisfeitos ao procurar por algo que viram e não conseguiram achar. Isso também vale para produtos que estão na loja virtual e precisam estar na loja física. Sempre evite qualquer tipo de constrangimento.
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a Black Friday, continue nos acompanhando em nossos canais para receber mais dicas sobre essa data, e também sobre produtos personalizados. Se quiser receber outras dicas e ofertas exclusivas entre em nosso grupo no WhatsApp. Desejamos boa sorte e boas vendas para você.
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