Com o fim dos maiores eventos varejistas, chegou a hora de revisar a análise de resultados pós Black Friday e Natal que fizemos em outro post e começar a pensar nos preparativos para o que pode vir para o comércio em 2022.
Vamos começar recordando um post que fizemos sobre como avaliar os resultados da Black Friday e se preparar para o Natal. Nele separamos 5 dicas muito úteis para você avaliar os resultados obtidos em sua loja no evento da Black Friday, e com essas dicas falamos sobre como isso também te ajudaria a se preparar para o Natal. As dicas foram separadas em tópicos, e foram eles:
Em cada um desses tópicos descrevemos as dicas de forma a aprofundar no conteúdo abordado e de forma a facilitar o entendimento do leitor. Se você quiser acompanhar a íntegra do conteúdo do post, acesse: Como avaliar os resultados da Black Friday e se preparar para o Natal.
O que esperar para 2022?
Dando continuidade ao nosso conteúdo, vamos falar sobre o que esperar do comércio para 2022 e como se preparar para receber esse novo ano cheio de novidades e mudanças.
O mercado vem sofrendo mudanças constantemente, principalmente depois da crise pandêmica por conta do vírus COVID-19. Portanto, vamos abordar alguns tópicos sobre quais os principais assuntos que podemos esperar para 2022 e começarmos a nos preparar.
O virtual e o digital
Depois das complicações impostas por conta da pandemia, o comércio teve que se adaptar principalmente ao digital para suprir a perda de vendas de forma física. Essa é a principal mudança que podemos esperar para o ano que vem. Muitas empresas adotaram o mundo virtual para alavancar a forma de venda, consumo e comunicação de suas lojas durante a pandemia, já que era a única forma de fazer até então. A tendência é que haja continuidade e aumento dessa adaptação ao virtual como modelo principal para as lojas, assim como os processos híbridos que também ganharam espaço significativo diante desse cenário.
Mudança nas vendas
Ainda falando sobre o papel do mundo virtual no comércio e em como a pandemia impactou nesse aspecto, nas vendas não foi diferente. Como dito anteriormente, a adaptação ao digital nas lojas foi essencial para as empresas tentarem recuperar o prejuízo causado por esse cenário pandêmico. Com isso, foi visto uma oportunidade de continuar essa adaptação mesmo após a pandemia, pois gerou um rendimento ótimo e de fácil acesso para os consumidores, principalmente com a questão da tendência híbrida entre loja física e loja virtual.
Nesse mesmo ramo, outra tendência que ganhou muita visibilidade durante esses dois últimos anos e que também é considerado o futuro do comércio, o e-commerce. Apesar de já ser bem usado antes, com a evolução e adaptação do virtual nas empresas, o e-commerce foi juntamente afetado de forma impactante, fazendo com que essa área se expandisse da mesma forma. Com o aumento da procura virtual para fazer compras, o e-commerce foi um nome que ganhou um grande reconhecimento nesses tempos por ser a melhor opção para os consumidores conseguirem fazer compras sem precisar sair de casa. Com o seu poder de facilitar as compras com rapidez e segurança o e-commerce, mais que nunca, virou uma tendência muito requisitada por todos.
Marketing Digital
Com o aumento das vendas online, o Marketing Digital se tornou ainda mais necessário. A criação de conteúdo e divulgação de produtos são formas essenciais para ajudar a efetivar uma compra, principalmente se for online. Como o consumidor não tem acesso direto ao produto no site, quanto mais informações e boas avaliações aquele produto tiver, mais interessado ele vai ficar, e as chances de compra também serão maiores. Investir no marketing digital pode mudar o rumo da sua empresa, elevando a imagem da sua marca e dos seus produtos.
Metaverso
O que é o Metaverso? De acordo com o site InfoMoney, Metaverso é uma espécie de nova camada da realidade que integra os mundos real e virtual. Na prática, é um ambiente virtual imersivo construído por meio de diversas tecnologias, como Realidade Virtual, Realidade Aumentada e hologramas.
O futuro das empresas com o Metaverso
Pensando no Metaverso, o criador do Facebook Mark Zuckerberg, por exemplo, decidiu mudar o nome da empresa para Meta, que assim como o conceito do próprio Metaverso, Zuckerberg deseja construir o mesmo futuro para sua rede social.
Outras empresas já entraram na onda ou estão de olho nessa tendência. E muitas empresas de jogos, por exemplo, já adotam essa tecnologia.
O Metaverso é o futuro da internet, a nova tecnologia, que pretende expandir o mundo virtual de um jeito mais imersivo, a beirar à realidade.
No nosso post sobre 5 tendências de Marketing para 2022 também falamos sobre o aumento da experiência virtual como uma das principais tendências a se esperar para o ano que vem. Não deixe de conferir a íntegra!
Gostou desse conteúdo? Continue nos acompanhando para receber mais dicas.
Toda semana tem post novo por aqui, fica de olho! Se quiser receber outras dicas e ofertas exclusivas em nossa loja entre em nosso grupo no WhatsApp.
Desejamos boa sorte e boas vendas para você.
Captcha