Para alcançar objetivos, é preciso estabelecer metas. Tanto profissionalmente, quanto pessoalmente, buscamos meios de direcionar nossos esforços sem nos desviarmos do objetivo. Para uma empresa a importância de traçar metas também é grande, por isso, neste post vamos ajudar você a utilizar o método SMART em seu negócio para facilitar a chegada no objetivo final. Continue acompanhando.
Estabelecer metas não é uma tarefa simples, requer informações, estudos, ferramentas e metodologias. Uma das ferramentas utilizadas neste processo tem nome de Metas SMART e para entender o que é, continue lendo.
O que é?
Metas SMART é um método que auxilia na definição de metas, que podem ser utilizadas tanto pessoalmente, quanto profissionalmente. Neste post vamos te ajudar a saber como utilizar essa ferramenta na sua empresa. Na palavra SMART, cada letra tem um significado, veja a seguir:
S - Specific (Específica)
M - Measurable (Mensurável)
A - Achievable (Alcançável)
R - Relevant (Relevante)
T - Time Based (Temporal)
Cada letra representa também uma etapa a seguir durante o processo, são elas:
Esta etapa diz respeito sobre a especificidade das metas. Elas precisam ser claras e bem definidas. Para isso, leve em conta as seguintes questões:
É preciso medir o progresso da sua meta e acompanhar o andamento do processo para analisar se está coerente com o que você espera e para saber se está conseguindo ou não alcançar o objetivo. Por fim, mensurar também é importante para verificar se conseguiu o resultado esperado.
É preciso verificar se as metas são coerentes e atingíveis, para evitar frustrações por não conseguir alcançar.
É preciso medir a relevância dessa meta para a sua empresa, sendo a longo prazo ou não. Analise o quão a meta é importante e se ela vale a pena.
É muito importante definir o prazo da sua meta para que não haja atrasos e por consequência, desistência por parte de algum envolvido no processo. Também é importante para a construção do plano de ação para não haver desvio da tarefa.
Lembrando que, para a meta dar certo, todas as etapas também precisam ser certeiras. Caso alguma não esteja clara ou você não esteja certo sobre ela, faça uma boa revisão em qual etapa a meta não está fluindo, peça ajuda de outras pessoas, e se precisar, refaça a meta de forma que as etapas estejam coerentes dentro do que você deseja alcançar.
No nosso último post também falamos sobre metas e plano de negócios para você aplicar em sua empresa já no começo do ano. Não deixe de conferir: Comece o ano planejando os objetivos e metas para o seu negócio prosperar em 2022.
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